Oswaldo Montenegro

Sei que a maioria só deve conhecer Bandolins e Lua e Flor, e mesmo conhecendo estas músicas talvez não saibam quem é o interprete. Com um pouco mais de sorte quem acompanhou os antigos festivais deve conhecer também Agonia e Condor.

Mas Oswaldo está na estrada há mais de 25 anos, tem dezenas de CDs gravados, várias peças escritas e dirigidas por ele, algumas centenas de músicas e muitos fãs como eu. Aqui temos o curriculum dele.

Ele brinca muito com vários estilos músicas, listarei abaixo algumas músicas dele (ou que ele interpretou) tentando colocar apenas uma em cada estilo:

  • A festa (Imitando Gil)
  • Aos filhos de escorpião
  • Cada irmão (raças e credos) – adaptação de One Love – Bob Marley
  • Camisa amarela – Ary Barroso
  • Candeeiro – Bucket to the South
  • Chão, pó, poeira – Gonzaguinha
  • Chove não molha
  • Cigana
  • Como é grande meu amor por você – Roberto Carlos
  • Entre uma balada e um blues
  • Escondido no tempo
  • Fado doido
  • História estranha
  • Hoje ainda é dia de rock – Zé Rodrix
  • Incompatibilidade
  • Metade
  • Ramaelhando – Admirável gado novo – Zé Ramalho
  • Roda viva – Chico Buarque
  • Sem mandamentos
  • Tiro cruzado
  • Um bilhete para Didi

Uau, levantando esta lista acabei ouvindo muita música boa. Tentei não alonga-la, mas não teve muito jeito. Ai nós temos blues, forró, rock, igexá (sei lá como escreve isto), fado, samba, reggae, infantil, poema, instrumental, country, a lista é realmente grande, o mais bacana desta lista é que as músicas (ritmos, instrumentos, estilos, etc) são bem diferentes entre si.
A maioria destas músicas é de autoria do próprio, alguns exceções que eu já conhecia o compositor eu citei ao lado delas. Se alguém quiser me corrigir em alguma eu aceito a ajuda, especialmente Um bilhete para didi que eu não conheço o compositor.

O que? Eu não disse qual o estilo/ritmo de cada música… Ok, tarefa de casa, pesquisem, ouçam, me perguntem…

Até a próxima.

Atualização: Atualizei o compositor de Hoje ainda é dia de rock e Admirável gado novo com a dica do Claúdio.

2 Respostas to “Oswaldo Montenegro”

  1. Claudio Says:

    Hoje ainda é dia de rock é do Zé Rodrix e admiravel gado novo é do Zé ramalho.

  2. juracy Says:

    Valeu pelo informação, vou atualizar. Mas na questão de Zé Ramalho eu tinha esquecido de separar melhor, são duas músicas na mesma faixa Ramaelhando (se o povo não clareia, Ramalho faz clarear), que eu acho que é de Oswaldo e claro Admirável gado novo do Zé.

    Valeu mesmo 😀

Deixe um comentário

