DUnit, finalmente usando Unit Tests

Apesar de conhecer os benefícios dos testes unitários há um bom tempo, ainda não tinha tido a oportunidade para criar um. Prazo curtos, projetos com pouco MVC (tendo as classes/códigos de apresentação, negócio e persistência misturados), etc.

Atualmente estou desenvolvendo um controle de permissões granulares e tive a oportunidade de desenvolvê-lo todo separado do sistema e estou para iniciar o processo de integração ao sistema, porém antes de integra-lo resolvi gastar (a palavra certa seria investir) algum tempo na criação de testes.

O principal motivador realmente foi o tempo que eu estimei gastar com
todos os testes (entrar em várias rotinas, testar combinações de permissões pelo grupo ou pelo usuário, fazer dezenas de simulações, corrigir os erros e retestar tudo de novo) e achei que a utilização de testes unitários gastaria um tempo menor.

Depois que decidi fazê-lo demorei uma hora estudando como funcionava o DUnit e sua integração com o Borland Delphi 2006, em mais uma hora já tinha uma dezena de casos testados e ainda detectei dois bugs na minha classe.

Cheguei a conclusão que os testes unitários economizam (e muito) o tempo gasto em todo o ciclo de desenvolvimento.


Atualização
: Um amigo meu me falou que meu primeiro paragráfo estava um pouco confuso, melhorei ele um pouco.

3 Respostas to “DUnit, finalmente usando Unit Tests”

  1. Alan Aparício Says:

    Tambem estou comecando com estes testes, vc sabe algum lugar(forum,blog,lista) que tenha + informacoes sobre este bendito?

    no mais gostei do post

  2. Amarildo Lucena Says:

    A duas semanas busco informações de como colocar o DUnit no Delphi 7, mas estou tendo enormes dificuldades, muitas pessoas falam como utilizar, mas não tratam de como intalar o DUnit no Delphi, se você puder me ajudar, eu ficarei muito grato.

  3. Felipe Says:

    Olá Juracy, vi que vc entende muito de delphi. Pois bem, não entendo de delphi porém na faculdade estou ganhando uma bolsa de um projeto que envolve Delphi e atualmente meu principal objetivo é fazer teste de unidade no Delphi 2007.
    Não estou conseguindo, apesar do Delphi2007 já vir com o Dunit instalado. Não faço idéia de como vou fazer o teste de unidade.
    Vc poderia me ajudar?

Deixe um comentário

